Celestin Freinet


Celestin Freinet

 

Freinet nasceu no dia 15 de outubro de 1896, na vila de Gars, nos Alpes Franceses. Teve uma infância e juventude rural, em meio das paisagens, modo de produção artesanal, comportamentos e valores de homem do campo. Sua condição de vida veio mais tarde influenciar sua pedagogia. Com o início da guerra, em 1914, alistou-se e devido a ações de gases tóxicos, comprometeu seu pulmão. Após ter retornado da guerra, decidido, sabia o que seria: “Professor primário”.   
 Em 1920 - Em Bar-Surloup Celestin Freinet dá início as suas atividades como educador, antes mesmo de terminar o Curso Normal. Em contato com seus alunos na prática, da início as suas descobertas embazadas somente nos interesses dos seus alunos. Cria uma Cooperativa de Trabalho com aldeões com quem também trabalhava e dá origem as primeiras correspondência escolares.
Lá ele conhece Elise, uma artista plástica que começa a trabalhar como sua ajudante. Depois, de algum tempo Celestin Freinet casa-se com Elise e escreve o livro "A Imprensa na Escola", cria também a revista "La Gerbe" (O Ramalhete) com vários poemas infantis. Funda também a Cooperativa de Ensino Leigo e os dois vão trabalhar na cidade de Saint Paul.

· 1933\1939 - Começam a receber muitas correspondências por causa das atividades desenvolvidas na Escola e na Cooperativa, isso iniciou um certa hostilidade e desconfiança de alguns. E Célestin Freinet é exonerado do cargo de professor na cidade de Sant Paul. Mas  Célestin Freinet e Elise Freinet dão continuidade ao seus trabalhos  na Cooperativa, e a escola de Célestin Freinet é oficialmente inaugurada.Logo após começa a segunda guerra mundial.

· 1940 - Célestin Freinet vai preso e encaminhado ao campo de concentração de Var, lá ele fica seriamente doente, mas enquanto é mantido preso dá aula para os seus companheiros. Sua esposa Elise Freinet luta pela sua libertação e consegue. Logo após a sua liberdade
Célestin Freinet se alia ao Movimento da Resistência Francesa.

· 1947\1948 - Célestin Freinet cria o ICEM, na qual a cooperativa já reunia mais de 20 mil participantes.

· 1956 - Começam a se preocupar com o excesso de alunos em sala de aula e dão origem a uma campanha de âmbito nacional com o objetivo de se conseguir ter 25 alunos por sala de aula.
 
Célestin Freinet morreu em Vence, na França, no dia 8 de outubro de 1966.
Concepções de Escola, Ensino e Aprendizagem.

 
Freinet possuía um sonho: transformar a educação. Sua pedagogia tinha em mira, formar um homem mais livre, mais autônomo e mais responsável. Um homem que tenha condições de contribuir na transformação da sociedade. Assim sendo, objetiva essa pedagogia, conhecer a natureza e dar consciência ao homem do que ele é e do que ele quer, e procura dar-lhe os instrumentos necessários que o auxilie no desenvolvimento eficiente de suas tarefas sociais. Para tanto, precisa-se conhecer bem o aluno e o seu meio social, condição sem a qual não se pode desenvolver bem a ação educativa, ou seja, não se pode dar ao aluno as orientações necessárias para que ele possa superar, por si mesmo, suas dificuldades e resolver o seu problema. As idéias de Freinet começaram a incomodar os conservadores franceses, e Freinet é afastado da escola em que lecionava (Saint Paul), após esta ruptura ele cria uma escola privada e laica, trabalhando arduamente na escola, criando novas pedagogias, porém, o Ministério da educação recusa-se a reconhecê-la. Durante a Segunda guerra mundial, a escola é desativada, Freinet é preso e fica seriamente doente. Enquanto se estabelecia, escreveu a maior parte de sua obra. Com todos os obstáculos, nos anos 50 a pedagogia de Freinet se espalha pelo mundo.Como procuramos mostrar ao longo desse texto, a proposta pedagógica de Celestin Freinet compromete diretamente a formação do indivíduo enquanto ser social e histórico. Esse comprometimento é fruto da limitação do processo humanizador do indivíduo, ou seja, a adesão de uma proposta pedagógica que vise a criança, assim como seu cotidiano, em detrimento da socialização de um saber historicamente sistematizado.O autor defende a idéia de que a proposta pedagógica ao encontrar-se desconectada do cotidiano das crianças só servirá para enchê-las de saberes insignificantes. Sem conteúdos significativos o ensino se transformará em uma farsa e os professores terão jogado seu trabalho no lixo: "lamento os educadores que são apenas tratadores e pretendem tratar metódica e cientificamente os alunos" (FREINET, 1973, p.55).

Dessa forma, a técnica utilizada por Freinet tem o intuito de satisfazer as necessidades das crianças, e para isso, esta alicerçada em três princípios que dependerão da base, do método e do meio (Freinet, 1998). Assim, a base é o conhecimento integral da criança, tendo como objetivo satisfazer e educar as crianças para suas necessidades, e cabe ao meio ser harmonioso, enquadrando-se no conjunto dos métodos.
Toda a técnica utilizada pelo autor gira em torno da questão do predomínio das aquisições técnicas sobre os elementos culturais, com o intuito de possibilitar novas formas de trabalho e melhor adaptação ao meio dos alunos.
Umas das técnicas infalíveis para o sucesso da proposta pedagógica de Célestin Freinet é a posição do professor diante dos alunos. O professor deve ter em mente que a criança é da mesma natureza do adulto. A criança assim como o adulto não gosta de disciplinas rígidas, ainda mais quando se trata de obedecer passivamente a uma ordem externa.
Em sua proposta pedagógica, Freinet aceita o fato de que o aluno é capaz de
educar-se apenas com o auxílio do professor, não sendo necessário a interferência direta do professor, no sentido de dar direcionamento à aprendizagem.
Numa escola ativa, centrada nas crianças, o professor não deve educá-las, pois elas são capazes de se educar por meio do auxílio de um adulto. O centro da escola já não é o professor, mas a criança.
Obras (em Português)
  • FREINET, Célestin, Conselho aos Pais. Lisboa, Editorial Estampa,1974.
  • FREINET, Célestin,O Jornal Escolar. Lisboa, Editorial Estampa,1974.
  • FREINET, Célestin, As Técnicas Freinet da Escola Moderna. Lisboa Editorial Estampa Ltda., 1975.
  • FREINET, Célestin, O texto livre. Lisboa, Dinalivros, 1976.
  • FREINET, Célestin e SALENGROS, R. Modernizar a Escola. Lisboa, Dinalivros, 1977.
  • FREINET, Célestin. O Método Natural I - A aprendizagem da Língua. Lisboa, Editorial Estampa,1977.
  • FREINET, Célestin. O Método Natural II - A aprendizagem do Desenho. Lisboa, Editorial Estampa,1977.
  • FREINET, Célestin. O Método Natural III - A aprendizagem da escrita. Lisboa, Editorial Estampa,1977.
  • FREINET, Célestin, A Leitura pela Imprensa na Escola .Lisboa, Dinalivros, 1977.
  • FREINET, Célestin, Para uma Escola do Povo: guia prático para a organização material, técnica e pedagógica da escola popular. São Paulo: Martins Fontes,1996; Lisboa: Editorial Presença,1978.
  • FREINET, Célestin, A Saúde Mental da Criança. Lisboa, Edições 70, 1978.
  • FREINET, Célestin, Pedagogia do Bom Senso. São Paulo: Martins Fontes,1996.
  • FREINET, Célestin, Educação pelo trabalho. São Paulo: Martins Fontes,1998.
  • FREINET, Célestin, Ensaio de Psicologia Sensível. São Paulo: Martins Fontes,1998.

Assim, ao analisarmos o livro "Pedagogia do Bom Senso", notamos que Freinet pretende fazer da escola um espaço agradável, pois acredita que a aprendizagem deve decorrer de um ambiente estimulador. Surge então, a necessidade de se transformar a escola em um ambiente alegre, colorido e barulhento. O ambiente, as condições exteriores, assim como a preocupação em satisfazer as necessidades dos alunos, constituem a base da proposta pedagógica de Celestin Freinet.
Freinet esboça que tanto para o desenvolvimento de um ser, como para o processo de ensino aprendizagem, as condições exteriores desempenham um papel fundamental:
“Desde que as condições exteriores sejam favoráveis à germinação, há uma força que desperta, cresce, agita o pão de trigo, que começa a escala para o esplendor do seu servir” (Freinet, 1998, p. 18).
Freinet acredita que o interesse dos alunos estava mais voltado para o que ocorria fora do que dentro da escola. Dessa forma, o autor utilizava como uma de suas técnicas pedagógica a “aula-passeio” que tem o objetivo de buscar motivações extra escolares no processo de ensino-aprendizagem.
Tal liberdade irá facilitar o processo de ascensão intelectual dos alunos, além de possibilitar que eles se tornem homens livres, autônomos, mais responsáveis e que tenham condições de contribuir na transformação da sociedade. Em sua proposta pedagógica, Freinet aceita o fato de que o aluno é capaz de educar-se apenas com o auxílio do professor, não sendo necessário a interferência direta do professor, no sentido de dar direcionamento à aprendizagem.
 Percebe-se então, que a proposta pedagógica de Celestin Freinet centra-se no âmbito da vida cotidiana.

"Onde educar não é uma formula de escola,
mas uma obra de vida."
Celestin Freinet
(1920-1966)

REFERÊNCIAS
FREINET, C. Ensaios de Psicologia sensível. São Paulo: Martins Fontes,1998.
FREINET, É. Nascimento de uma Pedagogia Popular. Lisboa: Editorial Estampa,
1978.
FREINET, C. Para uma Escola do Povo. São Paulo: Martins Fontes, 1966.
FREINET, C. Pedagogia do Bom Senso. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1973.
DUARTE, N. (Org.). Crítica ao Fetichismo da Individualidade. Campinas:
Autores Associados, 2004.
DUARTE, N. Educação Escolar, Teoria do Cotidiano e a Escola de Vogotski.
Campinas: Autores Associados, 2004.
HELLER, A. O Cotidiano e a História. São Paulo: Paz Terra, 2004.
ROSSLER, J. H. Sedução e Modismo na Educação: processos de alienação na difusão do ideário construtivista. 2003. X f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2003.  SAVIANI, D. Pedagogia Historico-



Pedagogia - 3º semestre - Lauro de Freitas.


Equipe: Cleonilza Santana dos Santos.
            
             Gildete da Hora Santos.


             Maria da Conceição Nemésio.
            


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